Estudo do Salmo 120 - Sou estrangeiro


Este Salmo 120 marca um dos assuntos da coleção de Salmos 120-134. Ao introduzir também caracteriza o que lhe segue, ao menos em parte, considerado como outro aspectos em questão. E junto com o Salmo 122, estes primeiros três abrem e marcam a coleção, identificando saída e chegada a Jerusalém.




Comecemos então pela tradução;


1. Cantico de Subidas.
Para Javé    gritei     em meu aperto
                             e me ouviu:
2. Javé, arranca minha vida dos lábios de engano
                                             da  língua de mentira.
3. Que é dado para ti
   e que te será acrescentado, língua de engano?
4. Flechas agudas do homem forte, afiadas com brasas de giestas!
5. Aí de mim!
                          Sou estrangeiro em Mesec (= escolhido);
                          Moro                 com as tendas de Quedar (=escuro).
6. Há muito tempo habita a minha vida com aquele que odeia a paz
7. Eu                     paz!
                                                                   eis que quando eu falar
                                                            Eles                                     para a guerra!

Comentário.

Um salmo agitado e militante encabeça a coleção dos Salmos 120-134. Exige "paz", sim, paz que só se consegue com justiça.
O estilo destes versículos nervoso. este Salmo é bem difícil de compreender, principalmente se não conhecermos como funciona a estruturação dos textos e da poesia no hebraico.

Algumas palavras tem atenção maior neste Salmo o "Aí" do verso 5.
Este "aí", provém do "engano" e da "mentira". E esta enganação não é só falação contra esta pessoa desgraçada. No caso, as menções de outras palavras como "lábios" e "línguas" mostra um jogo de quiasmo que o salmista fala, isso é feito para enfatizar o que os opressores, por isso Javé precisa arrancar, esta mentira e este engano.

O verso cinco é fundamental para entendermos o Salmo. Ele afirma ser estrangeiro em meios aos escolhidos ( Mesec) e que habita no escuro ( Quedar).

E no final, ele afirma que mora com os que odeiam a paz. o jogo de palavras feitos no ultimo versículo também é muito interessante. novamente um quiasmo, desta vez para afirmar que quando ele fala acontece a paz, mas quando ou outros "eles" falam é para a guerra e a contenda.

Este salmo serve para refletirmos em nossos dias, em nossas relações com o nosso próximo. Como tem sido nossas palavras? Quando falamos é para que haja paz? ou guerra?.

Que ao refletirmos, chegarmos a conclusão que estamos produzindo guerra com nossas palavras, venhamos orar assim como o salmista e dizer

 Javé, arranca minha vida dos lábios de engano
                                             da  língua de mentira.


SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentário Blogger
    Facebook Comentário

1 comentários:

  1. Por muitas vezes me vi obrigado a refletir neste salmo pois sempre me chamou a atenção .Obrigado

    ResponderExcluir